Quais documentos devem ser enviados à contabilidade?

Quais documentos devem ser enviados à contabilidade?

Usados para a escrituração e a realização de registros obrigatórios de contabilidade, as documentações contábeis são fundamentais para a manutenção de uma boa gestão financeira, fiscal e trabalhista de uma empresa ou negócio.

É a partir desses documentos que o profissional de contabilidade executa sua função dentro da instituição, mantendo as obrigações legais e, consequentemente, garantindo a sustentabilidade e o desenvolvimento da empresa.

Assim, estabelecer uma rotina organizada no que diz respeito ao envio dos documentos necessários ao setor de contabilidade é crucial para uma boa gestão das movimentações fiscais do negócio.

Mas, frente à grande quantidade de informações burocráticas e incertezas acerca dos dados que precisam ser enviados para o setor contábil, muitas empresas não cumprem os prazos e não mantêm uma rotina regular de envio das documentações.

Tais imprecisões podem, ainda, partir do próprio profissional ou setor contábil se o mesmo não se mantiver atualizado das obrigações fiscais e do status de recebimento das declarações necessárias.

Essas irregularidades podem ser extremamente prejudiciais, e o registro fora da competência ou sua falta implica na apuração incorreta do resultado da companhia e consequentemente na tomada de decisão.

Para que esse não seja o seu caso – e pensando na relevância desse assunto – nós desenvolvemos esse conteúdo para auxiliar os gestores, contadores e os clientes empresariais a manterem uma gestão contábil satisfatória, destacando quais são os documentos que devem ser enviados para o setor de contabilidade.


Confira quais são esses documentos, que precisam ser enviados 
mensalmente:

✔️ Guias de impostos ou contribuições:

  • INSS, FGTS, Contribuição Sindical (outras Contribuições Sindicais)

✔️  Comprovante de pagamentos de impostos:

  • DAS, DARF´S, GARE´S e etc.

✔️  Todas as Notas Fiscais:

  • Notas de entrada, saída, comprovantes de despesas e de receitas. Incluindo Notas Fiscais de Serviços contratados (adquiridos).

✔️  Extratos

  • Extratos bancários, de aplicações, cartões de crédito, empréstimos e desconto de duplicatas.

✔️  Recibos de pagamento

  • Salários, pró-labore, férias, vale transporte e atestados médicos de funcionários.

✔️  Arquivos eletrônicos

  • Nota Fiscal Paulista, Redução Z, SPED Fiscal e XML´s das notas fiscais.

✔️  Recibos e contratos

  • Locação, honorários, despesas e contratos a pagar.

✔️  Controle de estoque

✔️  Movimentos e recibos de autônomos e outros colaboradores

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